O que é uma startup?
O termo Startup já é usado nos Estados Unidos a um bom tempo, mas somente começou a ganhar força no brasil durante a “bolha da internet” que ocorreu entre 1996 e 2001. Uma startup significa iniciar uma empresa e dispara-la no mercado em pouco tempo com um grupo de pessoas com uma ideia que poderá trazer resultados financeiros em curto prazo.

Entre os muitos significados do termo Startup existe o significado do ponto de vista do investidor, hoje o termo conta com uma explicação lógica: Uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza, ou seja, um grupo de pessoas cujo objetivo seja lançar uma nova ideia no mercado com o mínimo de recursos possíveis e com uma margem de sucesso alta e escalável, porém, prevendo no seu modelo de negócios todas as situações de insucesso.
Inovação!

A palavra da vez é esta mesmo, INOVAÇÃO, Vivemos em um mundo agitado e sem tempo para realizar certas tarefas, sendo assim, os problemas estão em todos os lugares, podemos dizer assim que buscar uma solução viável que possa ser oferecida ao mercado é um tipo de inovação, procurar solucionar problemas é a melhor forma de inovar e se destacar no mercado, os problemas existem para serem solucionados, pense nisso!
Investimento…
Vamos ser sinceros, hoje abir um negócio sozinho é praticamente impossível sem que aja o investimento necessário para o sucesso do projeto, sendo assim buscamos por partes interessadas em ideias inovadoras para que assim possamos nos adequar e chegar ao nível correto para ingressar um produto ao mercado, no Brasil o termo Startup está se tornando cada vez maior e com isso investidores passam a dar um foco maior a novas tendências e ideias inovadoras.
Diversos eventos ocorrem pelo país para realizar esta união entre investidor e empreendedor para que possamos evoluir rapidamente com um “empurrãozinho” de um investidor interessado. O investidor negocia com a empresa um contrato de investimento em que ambas as partes se beneficiem, sendo assim, tanto o investidor pode ter retorno de seu investimento quanto o empreendedor ter sucesso no seu projeto.
Modelo de negócio
Modelo de negócio para o empreendedor significa dar valor a sua ideia ou projeto, podemos através do modelo de negócio definir todos os recursos necessários para o processo de desenvolvimento da ideia, também podemos definir os custos, público alvo e também meio de comunicação com nosso público, outro tópico importante a ser definido é o de rentabilidade, ou seja, como iremos lucrar com nossa ideia, qual será nossa forma de renda, sendo assim temos os dados necessários para dar inicio ao processo de criação da nossa ideia a partir do modelo de negócio.
Referências: